Planta de beneficiamento de minério a seco será construída em Ouro Preto (MG), em terreno da Vale, que é cliente da empresa. A operação, com produção prevista de 1,300 milhão de toneladas por ano, tem início previsto para 2019.
A New Steel obteve, na sexta-feira (15), a Licença de Instalação (LI) para a planta industrial de beneficiamento de minério de ferro a seco, que será construída em um terreno da Vale na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. De acordo com a empresa, será a primeira planta deste tipo, no mundo, que não utiliza água no seu processo, o que representa uma alternativa à crise hídrica existente.
Segundo a companhia, na unidade será implementada uma tecnologia inédita, referente a uma patente já concedida em mais de 15 países, incluindo EUA e Austrália, que correspondem, todos juntos, a cerca de 80% da produção de minério de ferro mundial.
No Brasil, foi classificada como Patente Verde pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), sendo a Carta Patente definitiva obtida no ano passado em tempo recorde.
A empresa informou que as obras serão iniciadas em março de 2018, tendo em vista o período de chuvas na região neste 2º semestre do ano e a conclusão dos projetos de engenharia. A operação, com produção inicialmente prevista de 1,300 milhão de toneladas por ano, tem início previsto para 2019.
Questionada pelo Notícias de Mineração Brasil (NMB) sobre os equipamentos e a tecnologia que serão aplicados na planta, a companhia disse, por e-mail, que é a única proprietária deles.
“A tecnologia, objeto da patente, foi desenvolvida unicamente para a New Steel. Esta planta industrial, que teve a LI concedida, será construída em terreno da Vale, nossa cliente”, declarou a companhia na quinta-feira (21).
Fonte: Notícias de Mineração Brasil