MR Mineração quer aumentar produção de minério de ferro para 4,5 Mtpa

30/10/17

A MR Mineração, arrendatária da Mina do Baú, localizada em Barão de Cocais e Santa Bárbara (MG), quer aumentar a atual produção de minério de ferro, de 300 mil toneladas por ano, para 4,5 milhões de toneladas. A mina foi arrendada pela Vale à MR em dezembro de 2014 por 13 anos.

A empresa tenta, desde fevereiro de 2015, obter a licença ambiental para ampliar a produção, mas apesar de contar com o apoio do poder executivo e legislativo de Barão de Cocais, o prazo legal para análise do processo venceu em fevereiro de 2016 e ainda não há previsão para que isso aconteça.

“A exploração de um maior volume anual sempre esteve no planejamento da MR, desde o início do arrendamento. Ela só não ocorreu até o presente momento em função da morosidade no processo de licenciamento ambiental”, declarou Cristiane Brant, coordenadora de meio ambiente da empresa.

Segundo ela, a MR Mineração possui licença de operação e um pedido de Licença Prévia concomitante com Instalação para iniciar as instalações e medidas de controle ambientais, para, posteriormente, solicitar a Licença de Operação para iniciar a extração de mais 4,2 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Junto com a licença que já possui, de 300 mil toneladas por ano, a empresa produzirá 4,5 milhões de toneladas por ano.

A expectativa da companhia é que sejam gerados, com o aumento da produção na mina, 450 empregos diretos, sendo 200 empregados da MR Mineração e 250 de terceirizados, e 1.350 indiretos.

A empresa espera, com a expansão, agregar valor à sociedade, atuando na comunidade positivamente com a geração de emprego e renda, respeitando e atendendo as políticas ambientais em suas operações, além de obter ganho de escala, pois o atual volume explorado não justifica os investimentos e custos da operação.

Para Cristiane, a ampliação de produção da empresa é “de suma importância para região, que está sofrendo com o grande desemprego e queda brusca na arrecadação, em virtude da crise do mercado e paralisação de muitas minas”.

De acordo com ela, após a licença de operação de ampliação da Mina do Baú, existe uma previsão de pagamento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para o município de Barão de Cocais de aproximadamente R$ 80 milhões ao longo dos dez anos do arrendamento minerário.

MR Mineração

A MR Mineração é uma empresa fundada em 2001 pelos sócios Minervino Bethônico e Rangel Bethônico e tem como seu objeto principal a extração mineral. Os seus sócios têm uma vasta experiência, consolidada durante décadas na mineração Socoimex. Operaram durante quase 20 anos, a mina do Fazendão em Catas Altas (MG), onde foi produzido cerca de 50 milhões de toneladas de minério de ferro. Mais recentemente projetaram, implantaram e produziram também minério de ferro nas minas de Brucutu e Gongo Soco, até a alienação desses ativos para a Vale.

Produziram também, em Barão de Cocais, calcário dolomítico e cal tornando-se fornecedores para empresas Usiminas, Gerdau, ArcelorMittal, entre outras.

Em dezembro de 2006, a companhia alienou seus ativos de calcário e calcinação para a Belocal Ltda (Lhoist Group) e iniciou a prospecção de ativos de minério de ferro com o objetivo dos sócios em retornar à extração de minério ferro.

Em 2014, a mineradora firmou contrato de arrendamento da Mina do Baú, que abrange os municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara. Atualmente, a empresa possui 60 empregados neste projeto.

Fonte: MR Mineração



ltimas notcias