A ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, participa hoje, em Banguecoque, Tailândia, num fórum empresarial denominado “Olhos em África” (Eyes on Africa), de acordo com o diário estatal Notícias, de Maputo.
O fórum tem por objectivo estimular o interesse de empresários tailandeses em parcerias com os países da África Austral, em particular na indústria de gemas e pedras preciosas.
O evento revela-se importante para Moçambique devido ao crescimento da actividade mineira no país e a necessidade de o sector atrair interesses na área de processamento de produtos minerais.
Mais de 150 potenciais investidores dos diversos ramos de actividade, nomeadamente de materiais de construção, produtos alimentares e equipamento diverso, entre outros, vão participar neste encontro de um dia organizado pelo Departamento de Promoção das Exportações da Tailândia.
Antes da Tailândia, a ministra visitou, de 6 a 10 de Setembro, as operações da Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), no Casaquistão, tendo em conta os investimentos da mesma na área de recursos minerais em Moçambique.
A ENRC realiza neste momento actividades de prospecção e pesquisa de carvão mineral nos distritos de Cahora Bassa, Marávia, Changara e Mágoe, na província de Tete, encontrando-se na fase de montagem das suas operações iniciais de base.
Fonte: Club of Mozambique
Tags: Mineração, Moçambique