O primeiro fim de semana após a inauguração da Mina de Visitação Octávio Fontana superou as expectativas. Mais de 700 pessoas visitaram o novo ponto turístico de Criciúma entre o sábado e o domingo. A informação é do diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.
A maioria dos visitantes são moradores de Criciúma. Famílias inteiras, ex-mineiros e até mesmo filhos e netos de pessoas que trabalharam na mineração do carvão na região procuraram conhecer o interior da mina. Mas, segundo informações do diretor de turismo, o ponto turístico recebeu pessoas de Florianópolis, Blumenau, Iomoré, no Rio Grande do Sul, e até uma família que estava de passagem na casa de parentes em Criciúma, que veio de Salvador, aproveitaram para conhecer o local. “Nós esperávamos visitas, mas, admito que nos surpreendeu a quantidade destes dois primeiros dias”, disse Ismail.
Ele conta também que as pessoas baixaram a mina interagiam durante as apresentações de vídeo e informações repassadas sobre a história da mineração. Alguns dos muitos mineiros aposentados que participaram, conforme informações repassadas por ele, contribuíam com informações da época em que trabalhavam na mineração.
O atendimento na mina de visitação ocorre das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para visitas fora do horário de expediente, a FCC faz agendamento. Até mesmo no período da noite.
Fonte: Portal ClicaTribuna
Tags: Meio Ambiente, Mineração