Empresa investe no Projeto Usina Digital para otimizar as atividades industriais por meio do uso de aplicativos.
As evoluções da economia mundial, associadas ao aperfeiçoamento das ferramentas no ambiente de trabalho, permitem que as empresas aproveitem os avanços das tecnologias para desenvolver seus sistemas, mecanismos empresariais e de mercado. É pensando nisso que a Gerdau, ao lado de seus colaboradores, desenvolveu o projeto Usina Digital. A iniciativa utiliza ferramentas digitais e aplicativos que contribuem para aumentar a eficiência operacional da mineração, resultando em ganhos importantes na produtividade, gestão ambiental, redução de custos e melhoria do atendimento ao mercado.
Segundo Wendel Gomes da Silva, gerente-geral de Mineração da Gerdau, o projeto Mina Digital faz parte do pacote de ações do Usina Digital, que engloba uma série de iniciativas de inovação e de tecnologia da empresa. “Há cerca de três anos, a equipe multidisciplinar de profissionais da Gerdau identificou a oportunidade de maior inserção da empresa no universo tecnológico para otimizar processos e gerar melhores resultados. A partir disso, esse grupo realizou visitas debenchmarking, inclusive no Vale do Silício, e mapeou como seria possível inovar no setor do aço, seguindo a tendência da indústria 4.0. O projeto está em andamento nas unidades produtoras de aço e de mineração da Gerdau no Brasil e em fase-piloto na América do Norte”, afirmou Silva.
Uma das ações que integra o projeto é o gerenciamento de filas para carga e descarga nas usinas. “Por meio de um aplicativo, o motorista agenda um horário para ir até a unidade da Gerdau. Ao chegar, o celular do motorista é detectado por uma zona virtual que, por sua vez, alerta o funcionário sobre a chegada do caminhão. Depois disso, é realizado umchecklist no tablet, que permite, entre outras funcionalidades, identificar se o motorista está com o treinamento de segurança em dia ou detectar quando foi realizada a última inspeção do veículo. Com essa prática, aumentamos o número de viagens dos motoristas de uma para duas a três por dia”, enfatizou o diretor.
Segundo Wendel, outra novidade é a utilização de drones para monitoramento e inspeção das operações. “Os equipamentos sobrevoam plantas de tratamento, áreas de transporte de material e de abastecimento, estoques de minérios e setores administrativos, além de acompanhar as drenagens das águas pluviais que se direcionam para os rios. Realizando remotamente esse controle, nossos funcionários poupam tempo e ficam menos expostos a acidentes nesses locais”, afirmou.
Para o diretor da Gerdau, a inovação é um caminho sem volta nas empresas. “Não existe mais como frear, retardar ou voltar no tempo em relação ao desenvolvimento tecnológico. É uma questão de vantagem competitiva, que leva em consideração um planejamento estratégico detalhado dos negócios e capacitação dos profissionais. Na Gerdau, além da empresa inteira estar informatizada, temos o controle de tudo que acontece nas minas. São soluções que dão tranquilidade ao ambiente empresarial e vantagens na performance operacional para todos as pessoas envolvidas”, conclui.
Fonte: Portal da Mineração