Forças Armadas peruanas destroem 75 dragas de mineração informal

14/11/11

As Forças Armadas peruanas destruíram 75 dragas ilegais pertencentes a mineiros informais de ouro que contaminam os rios da região amazônica de Madre de Dios (sudeste), na fronteira com Brasil e Bolívia, informou o ministro da instituição, Daniel Mora.

“Esta operação militar tem como objetivo erradicar a mineração informal que tantos prejuízos causa ao meio ambiente em Madre de Dios”, informou à imprensa.

A operação, que teve início em 5 de novembro e durará 30 dias, conta com 1.500 soldados, helicópteros e lanchas rápidas para surpreender os trabalhadores ilegais da mineração, acrescentou.

“As dragas destruídas estavam ilegalmente instaladas nos rios Inambari, Madre de Dios, Tambopata e Malinowski (perto da fronteira com o Brasil)”, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.

Por sua vez, o vice-almirante Carlos Tejada Mera, encarregado da operação militar, explicou que os principais objetivos são a destruição de dragas e outros artefatos ilegais em zonas fluviais de extração mineral, além de assumir o controle fluvial da mineração ilegal.

O Ministério do Meio Ambiente informou que a economia do ouro em Madre de Dios, uma das regiões mais pobres do Peru, gera aproximadamente US$ 800 milhões anuais, com base nas 18 toneladas extraídas pela mineração informal, acrescentou.

A febre do ouro em Madre de Dios afetou o ecossistema da região amazônica deixando, além da contaminação dos rios por mercúrio, crateras escavadas pelo homem, grandes quantidades de terra removida onde antes havia bosques, e árvores sepultadas por rejeitos.

As autoridades estimam que a mineração informal tenha provocado a destruição de 20 mil hectares de bosques tropicais no Peru.

O Peru é o quinto produtor mundial de ouro, com 182 toneladas anuais, e concentra 40 por cento da produção da América Latina.

Fonte: AFP

Tags: , , , ,

ltimas notcias