Agostinho Tibério Marques, diretor Financeiro e de Negócios Imobiliários da AngloGold Ashanti, recebeu do Instituto Brasileiro de Finanças de Minas Gerais (Ibef Minas) o prêmio “O Equilibrista”, que tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais de finanças do Estado. A escolha de Marques foi feita na semana passada, por meio de indicação dos associados ao instituto.
Para o próximo ano, Marques espera a retomada gradual da economia, o que possibilitaria expansão de investimentos. Sem falar em números, Agostinho informa que a AngloGold Ashanti irá investir na modernização e otimização dos processos produtivos. Produzir mais com as minas que já possuem. “Temos previsão de investimentos na otimização das operações, na pesquisa mineral e em inovação e tecnológica”, afirmou.
Ele, no entanto, lamentou o aumento dos royalties para a mineração.”Infelizmente isso acarreta um impacto no custo das operações no momento em que o preço das commodities está volátil”, disse.
Para o executivo da AngloGold, a premiação coroa uma carreira de 35 anos dedicada à mineração. “Foi uma noite muito bonita, fiquei muito honrado pela escolha. Os dois últimos anos, muito difíceis para todo o setor produtivo, valorizam essa premiação. Ela coroa minha carreira ao longo de 35 anos na empresa. Estive em várias posições aqui dentro. É uma premiação que não ganho sozinho. Para chegar até aqui é preciso ter um grande time”, afirma Marques.
Antes de exercer cargos gerenciais e de diretoria dentro da AngloGold Ashanti, o executivo estudou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), onde formou-se em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Também possui MBA em Finanças pelo Ibemec SP/RJ, além de ter cursado o Programa de Gestão Avançada (PGA) da Fundação Dom Cabral (FDC) e Insead Business School e vários cursos de especialização nas áreas Contábil, Tributária e de Finanças.
O prêmio do Ibef, segundo Marques, reflete bem os desafios enfrentados pelo profissional de finanças em qualquer setor, especialmente o de mineração. “O nome do prêmio é muito feliz, porque descreve bem a dificuldade enfrentada pelo setor de finanças, em um ambiente muito volátil como o que estamos vivendo agora. O financeiro tem que saber conviver com as incertezas, sempre olhando para a frente. É um desafio constante, estressante, na maioria das vezes, mas que a gente tem paixão. Em uma multinacional como a AngloGold Ashanti, que atua em diversas culturas, existe sempre uma oportunidade de aprender”, declara o diretor Financeiro
AngloGold Ashanti
A mineradora é uma das maiores produtoras de ouro do mundo. Com matriz em Johanesburgo, na África do Sul, mantém 23 operações, em 11 países, divididos em quatro continentes. São mais de 63 mil pessoas trabalhando na empresa, mundialmente.
No Brasil, a AngloGold opera três unidades de negócios. Em Minas Gerais: Córrego do Sítio, em Santa Bárbara, na região Central; Cuiabá-Lamego, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); além de Serra Grande, em Crixás, Goiás. A empresa conta, ainda, com instalações administrativas na cidade de Nova Lima, também na RMBH.
Fonte: Diário do Comércio e do jornal Hoje em Dia.