A China vai cancelar um terço das licenças para minerar ferro concedidas pelas autoridades com o objetivo de melhorar a qualidade do ar no país. Segundo Lei Pingxi, engenheiro-chefe da Associação de Minas Metalúrgicas da China, mais de mil licenças de mineração serão revogadas como parte da campanha chinesa de combate à poluição.
A afirmação foi feita por ele ontem, em uma conferência setorial. “Algumas minas de menor porte, que não prestaram atenção às questões ambientais, simplesmente fechavam as portas temporariamente para lidar com inspeções”, declarou. “Essas pequenas mineradoras terão de atualizar seus processos de produção para sobreviver; de outra forma, serão eliminadas”, disse.
Atividades de mineração serão proscritas em lugares que abriguem reservas naturais, informou Lei, mencionando regulamentos promulgados pelo Ministério de Proteção Ambiental da China. O número de minas de ferro na China caiu de mais de três mil para apenas 1,9 mil, nos últimos anos.
Segundo Peter Poppinga, diretor-executivo da Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, a queda continua. “Algumas das minas estão até importando cargas marítimas de minério de baixo teor e trabalhando para melhorar a qualidade, ao invés de investirem em suas próprias minas”, disse.
Em 2016, a produção de minério de ferro da China caiu em 3%, para 1,28 bilhão de toneladas. “O setor de mineração chinês está realizando cada vez menos investimentos de capital em tonelagem de substituição, e isso levará a produção mais baixa no futuro”, declarou ele.
Fonte: Agência de Notícias Reuters